> Assembleias dias 26, 27 e 28, com turneiros, no transbordo | Sindipolo

Assembleias dias 26, 27 e 28, com turneiros, no transbordo

Reiteramos a convocação dos turneiros das empresas DSM, Borealis, Braskem e Innova para assembleias de aprovarão da pauta de reivindicações para o acordo de turno 2011/2013. No quadro ao lado, também reiteramos os principais tópicos de reivindicações para serem tratados na negociação do acordo. As assembleias serão dias 26, 27 e 28 de abril, no transbordo.

As empresas, como já tentaram em 2010, possivelmente vão querer tentar alterar os horários de início e fim de jornada e levar o acordo de turno para o geral. Não podemos permitir que isto aconteça.

Decisão sobre mudança ou não da tabela de turno

Temos recebido algumas sugestões sobre mudança na atual tabela de turno. O objetivo, conforme sugestões enviadas há algum tempo ao Sindicato, é basicamente “quebra” dos sete ADM (horário das 8h às 16h). Ao mesmo tempo, também recebemos e ouvimos no interior das empresas, manifestações de trabalhadores que não querem mudar a tabela.

A decisão sobre a alteração ou não da tabela de turno será dos turneiros das empresas Innova, DSM, Borealis e Braskem, abrangidos pelo acordo de turno, o qual vamos iniciar a negociação.

O encaminhamento na assembleia, conforme já anunciamos, será primeiro uma votação se os turneiros querem ou não a mudança da tabela.

Se a maioria decidir pela mudança, então vamos analisar as propostas de tabela para que seja decidido qual a mais adequada. Esta deliberação sobre qual tabela adotar será em assembleia específica. Se a maioria for contrária a mudança, fica mantida a tual mudança na tabela de turno.

Principais reivindicações:
– manutenção de todas as conquistas do atual acordo;

– manter acordo de turno em separado;

– garantir a manutenção dos horários de 8h/16h, 16h/24h e das 00h/8h;

– pagamento de todas as HE efetuadas;

– pagamento de HE nos treinamentos;

– exames periódicos fora do dias de folga ou descanso;
– assegurar até oito permutas por mês a todos, mais quatro a quem estuda;

– adicional de turno de 95%;

– pagamento de horas extras nas troca (rendição) de turno.