> ASSEMBLEIAS DIAS 1º, 2 e 3/4 PARA APRECIAR PROPOSTA APRESENTADA | Sindipolo

ASSEMBLEIAS DIAS 1º, 2 e 3/4 PARA APRECIAR PROPOSTA APRESENTADA

Nesta semana temos assembleias para apreciação da proposta apresentada pelas empresas. Na proposta foi elevado o valor do auxílio educação dos trabalhadores da Braskem para R$ 1.550,00 e a Innova, Lanxess Kell, Bo-realis e Oxiteno apresentaram um auxílio educação de R$ 412,00/semestre para os trabalhadores  estudantes dos cursos técnicos de nível médio e superior, voltados à função ou cargo na empresa. Quando o curso não estiver ligado a função, será tratado com o trabalhador a garantia do auxílio. Neste caso ainda as empresas ficaram livres para considerar o que for mais vantajoso para o trabalhador, tanto em relação ao condicionamento do curso à função como o valor do auxílio. Até o “último” momento levamos a exaustão nossa “insistência”, tentando garantir uma proposta melhor. Ao conhecer a proposta, ainda forçamos para  mais avanços no auxílio educação da Braskem, abono de férias de 80% pago por todas as empresas e o fim do escalonamento, entre outros itens.

Em relação ao auxílio educação das demais empresas, insistimos para que valor fosse maior, com maior abrangência e sem relacionar a função. Também  que as empresas fiquem livres para praticar um auxílio mais vantajoso para os trabalhadores, o que foi atendido, junto com outras melhorias conseguidas, já informadas no EM DIA anterior.

Com isto a negociação ficou com manutenção da proposta anterior; uma nova proposta, com a Braskem elevando o valor do auxílio educação para R$ 1.550,00  por semestre; e a Innova, Lanxess KELL, Borealis e Oxiteno, garantindo um auxílio educação de R$ 412,00por semestre.

PROPOSTA NA ÍNTEGRA

Reajuste salarial de 7,6% até o salário de R$ 7.356,24 e acima, um valor fixo de R$ 559,07. As empresas estão liberadas para pagar os 7,6% a todos os salários;

O piso salarial passou para R$ 1.000,00;

O auxílio-creche de R$ 543,65 e para filhos deficientes R$ 668,95 mensais. Quem substitur o auxílio-acompanhante  pelo creche, este será limitado ao 24º mês de idade do filho;

Auxílio educação para os trabalhadores da Braskem, de R$ 1.550,00, por semestre e núcleo familiar;

Auxílio educação para os trabalhadores da Innova, Lanxess KELL, Borealis e Oxiteno com valor  de R$ 412,00, para os  estudantes em cursos técnicos de nível médio e superiores vinculados a função na empresa. Em  casos específicos, ouvir o empregado sobre a vinculação com a função. As empresas ficaram livres para praticar uma condição mais vantajosa aos trabalhadores. O auxílio será pago a partir de julho de 2014 e 2015 para o 1º semestre e a partir de dezembro de 2014 e 2015, para o 2º. Comprovar matrícula, frequência e ter recibos de matrícula,  mensalidade;

Indenização especial de um salário com todos os adicionais, para o trabalhador com mais de 45 anos e mais de 5 de empresa, não cumulativo com aviso proporcional criado pela lei 12.506/2011. Vale a melhor condição para o trabalhador;

Teve ainda melhorias referentes à liberação de dirigentes sindicais, palestra do Sindicato na SIPAT, combate ao Assédio Moral e entrega de PPPs. Também confirmada jornada de 40 horas o ADM, THM de 200 horas, licença-maternidade/adotante de 180 dias e a manutenção do atual Acordo.