> Assembléias com Turneiros | Sindipolo

Assembléias com Turneiros

Nos dias 14, 15 e 16, no transbordo, para apreciar proposta das empresas
Na terça, quarta e quinta-feira desta semana, dias 14, 15 e 16, estaremos realizando assembléias com os turneiros para apreciar a proposta apresentada pelas empresas. Nesta, o número de permutas para quem estuda foi de 7 para 8, incluem o Acordo de Turno no Geral  e rebaixam com a retirada das férias em período de sete dias.

Por uma série de razões, principalmente porque o regime de trabalho de turno é distinto e diferenciado do ADM, não podemos admitir a inclusão deste no Acordo Geral. Já em relação ao fim das férias com período de sete dias, as empresas tentam responsabilizar o Sindicato por esta perda. Isto porque algumas pessoas  entraram com ações individuais cobrando férias conforme estabelece a lei (de 10 dias) e fizeram isso com um advogado do escritório que é contratado pela entidade.

O Sindicato não admite ser responsabilizado por isto. Não nos cabe impedir ou proibir que qualquer trabalhador entre individualmente com as ações que achar conveniente e muito menos que este procure o escritório que também presta serviços à entidade.  Neste caso, o jurídico não poderia se negar a atender uma demanda do trabalhador. Mas mesmo assim, se não usasse esta assessoria para ajuizar a sua ação, estaria ajuizando através de outro advogado.

O Sindipolo tem compromisso com a categoria sobre o cumprimento  do que é definido nos Acordos Coletivos. Portanto, jamais entraríamos com uma ação contrariando o que acordamos, desde que as empresas estejam cumprindo com o que foi acordado.

Da mesma forma, mesmo não concordando com ações individuais que questionem aquilo que decidimos coletivamente, não nos vemos no direito de interferir em decisões individuais.

A proposta das empresas além de não atender minimamente os itens destacados no quadro abaixo,  retira questões fundamentais como manutenão do acordo de turno em separado e o fim das férias de sete dias. Portanto, temos que rejeitá-la e reiterar nossa reivindicações.

CALENDÁRIO DE ASSEMBLEIAS
GRUPO I – 3ªf, dia 14, na saída, às 16h

GRUPO II – 3ªf, dia 14, na saída, às 24h

GRUPO V- 4ªf, dia 15, na entrada, às 00h

GRUPO III – 5ªf, dia 16,na saída, às 16h

GRUPO IV- 5ªf, dia 16, na  saída, às 24h

Nossas reivindicações
manutenção de todas as conquistas do atual acordo; manter acordo de turno em separado; garantir a manutenção dos horários de 8h/16h, 16h/24h e das 00h/8h; pagamento de todas as horas extras efetuadas; pagamento de horas extras nos treinamentos; exames periódicos fora do dias de folga ou descanso; assegurar até oito permutas por mês, mais quatro a quem estuda; adicional de turno de 95%; pagamento de horas extras nas trocas de turno; tempo máximo de viagem de ida/volta do trabalho de 1h30.