> ASSEMBLEIAS APROVARAM CONTRAPROPOSTA DO “EXTRATURNO” BRASKEM | Sindipolo

ASSEMBLEIAS APROVARAM CONTRAPROPOSTA DO “EXTRATURNO” BRASKEM

Os trabalhadores em turno da Braskem aprova­ram, em assembleias rea­lizadas entre os dias 4 e 6 de setembro, uma contra­proposta para o acordo de controle da jornada por ex­ceção e da Hora Extra (HE) na passagem de turno (Ex­traturno). A contraproposta aprovada foi construída em reunião realizada dia 23 de agosto no Sindicato com os turneiros e inclui:

Considerar como HE na passagem de turno os atu­ais 18 minutos e manter as demais questões do Acordo;

Que no Acordo seja “ze­rado” o período de janeiro a setembro/2017 em que o mesmo ficou em aberto;

Estabelecer uma Data Base para o Acordo em 1º de setembro.

O SINDIPOLO ainda esta semana entregará formal­mente a contraproposta à Braskem com o resultado das assembleias.

Hoje, o atual acordo, com abrangência 2015/2017, esta­belece 18 minutos por dia a ser pago como HE referente a passagem de turno. Mas a Braskem apresentou propos­ta 16 minutos para o acordo 2017/2019, que foi rejeitada pelos trabalhadores.

Os turneiros da Braskem em seguida aprovaram uma proposta de 20 minutos como tempo de passagem de turno, que não foi admitido pela empresa.

Frente a este cenário, foi construida pelos trabalhado­res uma contraproposta de 18 minutos, com a manunte­ção das demais questões do Acordo, entre outros itens, conforme já destacado.

A expectativa, a partir da entrega da contrapropos­ta para a Braskem, é de que seja dado encaminhamento a questão do Acordo de Ex­traturno.