APROVADO 7,5% DE REAJUSTE SALARIAL

Nas assembleias da semana passada, mais de 95% dos trabalhadores da Braskem, Innova, Lanxess (DSM), Borealis e Oxiteno aprovaram a proposta de reajuste salarial de 7,5%, limitado a aplicação opcional até os salários básicos de R$ 7.356,24. Acima  deste, uma parcela fixa de R$ 551,72, ou o INPC (5,58%), o que for maior; piso salarial de R$ 884,40; auxílio creche de R$ 505,25; auxílio filho com necessidades especiais de R$ 630,99 e auxílio educação de R$ 1.290,00.

Na quinta-feira, dia 28 pela manhã solicitamos ao Sindiquim reunião para formalizar o resultado das assembleias e adiantamos a decisão dos trabalhadores.

Nossa expectativa é que durante esta semana aconteça a reunião para encerramento efetivo da negociação e assinatura do Acordo.

Innova, Lanxess(DSM), Oxiteno e Borealis

Proposta aprovada atendeu parcialmente           os trabalhadores destas empresas

Nas assembleias ficou evidente a insatisfação e até, a justificável revolta de alguns trabalhadores da Innova, Lanxess (DSM), Oxiteno e Borealis pela não extensão a eles de, ao menos, o auxílio-educação e a indenização de um salário aos demitidos com mais de 45 anos.

Mesmo boa parte destes trabalhadores aprovando a proposta, ficou clara a insatisfação. Nas assembleias, ficou o compromisso de, em 2013, quando negociaremos todo o Acordo, antecipar as tratativas destas duas questões e outras que não atendem todos os trabalhadores.

Não dá mais para admitir que no nosso Acordo Coletivo tenha capítulo específico tratando de questões para apenas uma parte da categoria, salvo eventual exceção.