> APROVADO 16% PARA O MÍNIMO REGIONAL | Sindipolo

APROVADO 16% PARA O MÍNIMO REGIONAL

A Assembleia Legislativa aprovou, dia 2 de dezembro, com 41 votos favoráveis e nenhum contrário, o Projeto de Lei 222/2014, que reajusta em 16% o Piso Regional.  O índice beneficia aproximadamente 1,2 milhões de trabalhadores gaúchos. O novo valor passará valer a partir de 1º de fevereiro de 2015 e as novas faixas variam entre R$ 1.006,88 a R$ 1.276,00.

Com o percentual de 16%, o salário mínimo regional passa a ter  uma diferença de 28% em relação ao salário mínimo nacional. É importante que a partir de agora seja mantido o teto, fundamental para manter uma política permanente de valorização do salário mínimo regional.

Segundo o DIEESE-RS, nos últimos 12 anos, entre 2002 e 2013, o número de trabalhadores formais no RS cresceu 52%, enquanto o número de trabalhadores informais (sem carteira assinada) registrou queda de 6,1%. Também a taxa de desemprego passou de 14,8% em 2001 para 5,7% em julho de 2014, o menor patamar histórico. No mesmo período o emprego formal cresceu 46% e o rendimento médio dos assalariados com salários mais baixos cresceu 37%. Isso demonstra que ao contrário do que alegam os empresários, uma política de valorização dos salário mínimo regional é positivo sob todos os aspectos, mas principalmente pela valorização do trabalhador.