> APROVADA PAUTA DO ACORDO DE TURNO | Sindipolo

APROVADA PAUTA DO ACORDO DE TURNO

Nas assembleias realizadas semana passada, os turneiros da Innova, Lanxess KELL, Borealis e Braskem reiteraram a aprovação da pauta de reivindicações para aprovação do Acordo de Turno tendo como base a pauta com a qual iniciamos a negociação em 2013. O Sindicato já solicitou ao Sindiquim reunião para tratar da negociação do Acordo.

Tem um item que não constava na pauta que foi incluído, por solicitação de vários turneiros, que trata do não desconto do intervalo para refeição, ou a ser pago como Hora Extra aos turneiros, quando estes forem deslocados para jornadas de trabalho especiais, para paradas de manutenção, condicionamento e partida de novas unidades, e também para os deslocamentos para o ADMpara execução de tarefas específicas ou treinamentos.

Abaixo, reproduzimos os principais avanços que buscamos na negociação do Acordo, mais o item destacado acima.

Manutenção das atuais conquistas;

Hora Extra transbordo e troca de turno;

Horas Extras nos feriados;

Horas Extras de dobra de turno;

Horas Extras palestras/cursos/treinamentos;

Pagamento de interinidade;

Aumento do efetivo de turno;

Adicional de turno de 95%;

Total Hora Mês (THM) 160 horas;

Estagiários em turno c/adicionais dos turneiros;

Tempo de viagem de 1h30, acima disto HE;

Não desconto do intervalo e/ou pagamento de HE para os turneiros deslocados do turno.

Estamos retomando a negociação do Acordo de Turno, iniciada ano passado, quando decidimos pela prorrogação do Acordo por mais doze meses. A ideia é de que ele seja tratado em anos diferentes do Acordo Coletivo Geral.

Precisamos estar atentos, unidos e mobilizados para garantir evoluções efetivas no Acordo de Turno. Ficou clara a dificuldade em avançar, tendo em vista a postura das empresas  na negociação do Acordo de Turno iniciada em 2013.