> APROVAÇÃO DE PAUTA NA LANXESS | Sindipolo

APROVAÇÃO DE PAUTA NA LANXESS

Nas reuniões durante a semana passada os trabalha-dores da LANXESS PBR deci-diram pela priorização da unificação com toda a categoria em Triunfo e pela manuten-ção das conquistas do acordo em vigência. Com esta indicação, foram feitos ajustes nas pautas que durante esta semana passarão pela apreciação de todos novamente. As datas e horários estão no box abaixo:

Assembleias de aprovação da pauta – Acordo Geral e de Turno

Dia 31.07                    Grupo C……. entrada 8X16

Grupo E……. saída 0X8

Dia 01.08                    Grupo B……. entrada 16X24

Dia 02.08                    Grupo D……. Saída 0X8

Grupo A……. entrada 16X24

HA…….  No intervalo ao meio dia

PERSPECTIVAS PARA A CAMPANHA

As pautas a serem apresentadas à LANXESS tem grande semelhança com as reivindicações que temos apresentado as demais empresas por ocasião das negociações. Poderíamos optar por uma ida imediata ao acordo geral do polo, mas uma transição até o ano que vem garantirá maior tranquilidade a esta passagem. Enquanto negociamos é preciso comparar os acordos e ver o quanto cada diferença impacta nas nossas vidas e na dos nossos colegas.

Fato positivo

Na sexta-feira passada o SINDIPOLO recebeu minuta com a proposta da LANXESS para compensação de horas extras. A proposta é apenas para a LANXESS TRP onde nunca houve acordo neste sentido. Sem entrar no mérito de toda a proposta, o que é de estranhar é que para a TRP ela propõe compensação onde uma hora extra equivale a duas de folga. Isto enquanto tinha um acordo em vigência por mais 14 meses. Já na LANXESS PBR, segue pagando hora extra a 75%, e a compensação é hora por hora.

Outro detalhe é que pelo acordo proposto para a TRP, os turneiros também teriam esse benefício, ou seja, uma hora extra = duas de folga. Nossa pauta terá proposta para esta questão na LANXESS PBR, mas significará que a empresa terá que evoluir e é o que pensamos que deva acontecer. Caso contrário seria muita provocação.

Hora de mobilização

Nossa campanha tem tudo para ser tranquila. Não estamos atropelando etapas, e com tranquilidade estamos construindo nossas pautas. E por estarmos conscientes da justeza das nossas reivindicações desde o começo temos que manifestar a nossa determinação. Temos que deixar claro para a LANXESS que aceitamos negociar, mas não podemos ser obrigados a aceitar rebaixamentos e retiradas de direitos abaixo de intimidações como ocorreu em 2010. Só a luta traz conquistas, é hora de mobilizar!