> Apresentada pauta do Acordo de Turno | Sindipolo

Apresentada pauta do Acordo de Turno

Na reunião de negociação do Acordo de Turno dia 13, apresentamos às empresas Innova, DSM, Borealis e Braskem a pauta com proposta para Acordo de Turno aprovada pelos trabalhadores.

Nesta, destacamos como fundamentais as questões indicadas no quadro ao lado. Manifestamos às empresas a importância de se agilizar o andamento da negociação, para que a mesma não transcorra paralela à do Acordo Geral que inicia em agosto.

Não podemos permitir que as empresas tentem levar o Acordo de Turno para o Geral.

Pela dinâmica e algumas manifestações na reunião, conforme destacamos na matéria sobre a Innova (abaixo), ficou evidente a intenção de tentarem rebaixar ou suprimir conquistas do atual Acordo, o que não podemos aceitar. Vamos nos manter mobilizados e atentos para reagir duramente a qualquer iniciativa de ataque às conquistas deste instrumento.

A partir disto, estamos no aguardo da manifestação das empresas.

Principais pontos da pauta

Manutenção de todas as conquistas do atual  Acordo; manter o Acordo de Turno em separado; garantir a manutenção dos horários de 8h/16h, 16h/24h e das 00h/8h; pagamento de todas as horas extras efetuadas; pagamento de horas extras nos treinamentos; exames periódicos fora do dias de folga ou descanso; assegurar até oito permutas por mês, mais quatro a quem estuda; adicional de turno de 95%; pagamento de 30 minutos de horas extras/dia nas trocas de turno.