> Apresentada Pauta de Reivindicações | Sindipolo

Apresentada Pauta de Reivindicações

Trinta e cinco dias após a entrega da pauta de reivindicações, tivemos a primeira reunião de negociação, dia 7, onde apresentamos efetivamente a nossa pauta. Esta apresentação deveria levar, no mínimo, três reuniões para ser feita. Mas em nome da “celeridade”, fomos forçados a apresentá-la em uma única reunião. Nesta, tratamos todos os tópicos da pauta.

Mesmo num único encontro, procuramos deixar  claro às empresas as quatro premissas que tratam: 1) a manutenção do atual Acordo Coletivo; 2) a extensão de todas as cláusulas a toda a categoria; 3) a vigência do Acordo de um ano; e 4) a data-base em setembro.

Além disto, destacamos os itens referentes ao reajuste salarial de 13,6%, abono de férias, auxílio educação de, no mínimo,  R$ 1500,00, licença maternidade de seis meses, novo Plano de Saúde Braskem e demais questões (conforme quadro abaixo). Em relação ao Plano de Saúde, solicitamos uma reunião específica com a Braskem para tratar o assunto.

Com isto, independente de estar em aberto a questão do Plano de Saúde Braskem, solicitamos novas reuniões de negociação para esta semana. Pedimos também que nos próximos encontros as empresas venham com uma proposta em relação ao que foi apresentado na reunião.

No fechamento desta edição recebemos um retorno do Sindiquim, marcando reunião para o dia 18/10.

Lutas conjuntas

Como já temos citado, a negociação deste ano principalmente nas regiões onde a Braskem está, como foi ano passado, serão difíceis.

Portanto, além de tocarmos o processo de  forma unificada e/ou articulada com as outras regiões, também vamos ter que desenvolver muitas lutas conjuntas para garantir o que buscamos.