> APRESENTADA NOVA PROPOSTA | Sindipolo

APRESENTADA NOVA PROPOSTA

Depois de diversas mobilizações e muita pressão dos trabalhadores, as empresas apresentaram, em reunião com o Sindicato na 3ª feira, 6/12, uma nova proposta para a negociação.

A proposta, além de ter sido resultado das manifestações e da unidade dos trabalhadores, também foi conseguida através de reuniões com as empresas, sendo uma delas com a Braskem e os Sindicatos do RS, RJ, AL e BA, e, também, com o Sindiquim.

Nestes encontros, mesmo sabendo das manifestadas “dificuldades” das empresas em avançar no reajuste, insistimos para que houvessem avanços econômicos e também nas cláusulas sociais.

AVANÇOS EFETIVOS

O nosso objetivo era garantir uma proposta com avanços efetivos, que fosse possível encaminhar para apreciação da categoria.

É claro que a decisão de aceitar ou não esta proposta será dos trabalhadores. Isso, independente do trabalho feito para assegurar a proposta ao lado, que, mesmo mantendo o reajuste de 9%, sem escalonamento, contempla vários avanços nas cláusulas sociais em relação às anteriores.

ITENS DA PROPOSTA APRESENTADA

– reajuste salarial de 9%, sem escalonamento;

– piso salarial de R$ 821,75;

– manutenção do atual Acordo Coletivo;

– licença  maternidade de seis meses;

– auxílio-educação para os trabalhadores da Braskem de R$ 900,00 (2011) e 1.200,00 (2012);

– auxílio-creche de 100% aos filhos de até seis meses e do 7º ao 48º mês, um valor de R$ 470,00;

– mais dois dias por ano de liberação  para dirigentes sindicais;

– manutenção do salário e 13º por 24 meses aos afastados por doenças e acidentes;

– reuniões periódicas para tratar de melhorias e funcionamento do Plano de Saúde Braskem/Bradesco;

– liberação do trabalhador para atendimento de emergência médico/familiar;

– estabilidade à gestante de 120 dias;

– seguro aposentando de 42 meses (aposent. INSS);

– THM de 200 horas a partir de 1º de dezembro de 2011 para os trabalhadores do ADM da Innova, Borealis, DSM e Oxiteno;

– auxílio para filho com necessidades especiais de R$ 586,97.

CONVOCAÇÃO DE  ASSEMBLEIAS

Estamos convocando a categoria para  assembleias nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Com os TURNOS, serão nos três dias, no transbordo. Com os trabalhadores do ADM da Braskem e Borealis, na Portaria da Braskem/UNIB, terça, dia 13, às 12h30. Com os da Oxiteno, DSM e Innova, será na Portaria da DSM, dia 14, às 12h30. A categoria irá decidir se aprova ou não a proposta das empresas.