> Apreciação dos 6% | Sindipolo

Apreciação dos 6%

Nas assembléias desta semana apreciaremos a proposta de 6%. Na Bahia, que tem DB Setembro, já foi apresentado 7%. Considerando que para a DB Setembro, o INPC foi 4,29% e, para outubro, 4,68%, os 7% apresentados na BA significa, para nós (DB Outubro) 7,63%, o que também é insuficiente.

Como temos reiterado, várias categorias com DB Setembro (INPC 4,29%), como bancários, metalúrgicos do PR e de SP (montadoras) e petroleiros, conquistaram reajustes que variaram entre 7,5% e 11%, com aumentos reais de até 6,25%. Além disso, muitas tiveram abonos na faixa de R$ 2.200 a R$ 4.200.

As empresas tentaram desvincular nossa negociação das outras. Como se o setor petroquímico não se relacionasse com outros segmentos industriais.  Mas muitos segmentos usam produtos petroquímicos que, como o quadro abaixo mostra, também tiveram significativo crescimento nos primeiros três semestres de 2010.

O crescimento da atividade petroquímica variou de 8,01% a 27,67%, o que numa projeção para todo o ano, pode chegar entre 10,68% a 36,89%, respectivamente.

Além disso, temos que considerar um crescimento de 78,9% das exportações de petroquímicos básicos e uma alta de 4% a 5% no preço do polietileno e polipropileno no 3º trimestre, que é 100% produzido pela Braskem no país.

Com isso, só nos resta rejeitar os 6% para garantirmos um reajuste no mínimo proporcional ao crescimento do nosso setor. Vamos rejeitar e nos mobilizar para assegurar o avanço necessário, como fizeram outras categorias.

Agenda das AssembléiasTrabalhadores do  ADM

Braskem e Borealis  – 3ªf, dia 26, às 12h30, na Portaria da UNIB

DSM, Oxiteno, Innova e turneiros Oxiteno – 4ªf, dia 27, às 12h45, Portaria Oxiteno

ADM – Escritórios/POA5ªf, dia 28, às 18h30, no Sindicato