> ACORDO DE TURNO: Reunião dia 19 | Sindipolo

ACORDO DE TURNO: Reunião dia 19

Em reunião no dia 19 de maio, vamos apresentar às empresas Innova, Lanxess KELL, Borealis e Braskem a pauta de reivindicações para o Acordo de Turno. Esta tem como referência a pauta cuja negociação iniciamos em 2013.

Nas assembleias realizadas dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, foi reiterada a aprovação das reivindicações da negociação do Acordo de Turno do ano passado, e, por solicitação de vários turneiros, foi acrescentado um item que trata do não desconto do intervalo para refeição, ou a ser pago como Hora Extra aos turneiros, quando estes forem deslocados para jornadas de trabalho especiais, para paradas de manutenção, condicionamento e partida de novas unidades, e também para os deslocamentos para o ADM para execução de tarefas específicas ou treinamentos.

Abaixo, reproduzimos os principais avanços que buscamos na negociação do Acordo, mais o item destacado acima.

Manutenção das atuais conquistas;

Hora Extra transbordo e troca de turno;

Horas Extras nos feriados;

Horas Extras de dobra de turno;

Horas Extras palestras/cursos/treinamentos;

Pagamento de interinidade;

Aumento do efetivo de turno;

Adicional de turno de 95%;

Total Hora Mês (THM) 160 horas;

Estagiários em turno c/adicionais dos turneiros;

Tempo de viagem de 1h30, acima disto HE;

Não desconto do intervalo e/ou pagamento de HE para os turneiros deslocados do turno.

Estamos retomando a negociação do Acordo de Turno, iniciada ano passado, quando decidimos pela prorrogação do Acordo por mais doze meses. A ideia é de que ele seja tratado em anos diferentes do Acordo Coletivo Geral.

Precisamos estar atentos, unidos e mobilizados para garantir evoluções efetivas no Acordo de Turno. Ficou clara a dificuldade em avançar, tendo em vista a postura das empresas  na negociação do Acordo de Turno iniciada em 2013.