> ACORDO DE TURNO: Mais uma rodada de negociação | Sindipolo

ACORDO DE TURNO: Mais uma rodada de negociação

Na quarta-feira, dia 19, teremos mais uma rodada de negociação para tratar do Acordo de Turno dos trabalhadores da Braskem, Innova, Lanxess (DSM) e Borealis.

Nesta daremos andamento aos debates sobre a pauta de reivindicações. Nossa expectativa é encerrar o debate sobre a pauta e, se possível, sair da reunião com uma proposta das empresas para levar à apreciação pelos turneiros em assembleias já  na próxima semana.

Como temos reiterado, tem várias questões importantes que estão sendo trabalhadas nesta negociação e temos que garantir avanços efetivos.

Nos encontros realizados até agora, ficou clara a dificuldade para conseguirmos alguns avanços que buscamos, como a questão do adicional de turno de 95%, melhorias nos efetivos de turno, tempo de viagem máximo de 1h30, horas extras no transbordo e na troca de turno, entre outros.  Começamos a negociação do Acordo de Turno em maio e a mesma está andando dentro da normalidade. Estamos tendo um bom debate sobre todos os itens da pauta (abaixo). Mas temos que ter atenção para que esta negociação não coincida com a do Acordo Geral, que é negociado este ano. Nossa previsão é de, no máximo início de agosto, começar os debates da negociação do Acordo Geral.

Manutenção das atuais conquistas; Hora Extra transbordo e troca de turno; Horas Extras nos feriados; Horas Extras de dobra de turno; Horas Extras palestras/cursos/treinamentos; Pagamento de interinidade; Aumento do efetivo de turno; Adicional de turno de 95%; Total Hora Mês (THM) 160 horas; Estagiários em turno c/adicionais dos turneiros; Tempo de viagem de 1h30, acima disto HE.