> ACORDO DE TURNO: MAIS UMA REUNIÃO | Sindipolo

ACORDO DE TURNO: MAIS UMA REUNIÃO

Na reunião que tivemos dia 19, para tratar do ACORDO DE TURNO dos trabalhadores da Braskem, Innova, Lanxess (DSM) e Borealis, foi encerrada a fase de debates sobre os avanços que estamos buscando este ano (box abaixo).

Até o momento, conforme manifestação das empresas nas reuniões, a evolução que tivemos em relação ao atual acordo foi, basicamente, sobre a redação de algumas cláusulas que não estavam sendo bem “interpretadas” pelas empresas e/ou algumas chefias.

Tem uma série de outros pontos onde buscamos avanços e pelo que foi manifestado, ao menos nesta primeira rodada, não teve qualquer melhoria. A partir da proposta formal das empresas sobre o que foi tratado até agora, definiremos se levaremos ou não para apreciação em assembleias.

Manutenção das atuais conquistas; Hora Extra transbordo e troca de turno; Horas Extras nos feriados; Horas Extras de dobra de turno; Horas Extras palestras/cursos/treinamentos; Pagamento de interinidade; Aumento do efetivo de turno; Adicional de turno de 95%; Total Hora Mês (THM) 160 horas; Estagiários em turno c/adicionais dos turneiros; Tempo de viagem de 1h30, acima disto HE.