> ACORDO DE TURNO E EXTRATURNO | Sindipolo

ACORDO DE TURNO E EXTRATURNO

O tempo está passando e as empresas estão tratando a negociação do ACORDO DE TURNO como se tudo já estivesse resolvido. Ignoram a decisão dos trabalhadores, que rejeitou a proposta apresentada, assim como as melhorias que buscamos, entre elas a hora extra na troca de turno.

Semana passada tivemos atividade com um grupo de turno, que durou até cerca  de 9h da manhã, esclarecendo sobre a situação da negociação, tanto do EXTRATURNO como do ACORDO DE TURNO. Nesta, destacamos a necessidade de  nos “movimentarmos” para garantir avanços nas propostas em relação a estas duas questões.

No mesmo dia, depois da atividade com os turneiros, tivemos uma reunião  informal com a Braskem para tratar  do EXTRATURNO. Nesta, ficou evidente a resistência e a negativa da Braskem em avançar na sua proposta de EXTRATURNO de 15 minutos, que é retroativo a maio de 2011, pago em parcela única e incorporado ao salário para todos os trabalhadores que atuam em turno, entre outras questões.

Reiteramos que não há condições de fechar a negociação conforme a proposta da empresa. Nossa referência é de até 25 minutos de EXTRATUR-NO e, no que depender do Sindicato, este será o tempo mínimo admitido.

A nossa expectativa, a partir do que tratamos no encontro, é que tenha reunião para tratar do EXTRATURNO esta semana. Até o fechamento desta edição, não tivemos qualquer confirmação.