> ACORDO COLETIVO E DE TURNO APROVADOS NA LANXESS PBR | Sindipolo

ACORDO COLETIVO E DE TURNO APROVADOS NA LANXESS PBR

Os trabalhadores da LANXESS PBR aprovaram em assembleia as propostas da empresa. A votação não deixou dúvidas: apenas um voto contra no acordo de turno e quatro no acordo coletivo, num total de 79 votantes.

No acordo de turno houve importante melhoria: redução dos feriados compensando a diferença das 2,24 horas para a tabela; as horas extras para quem trabalha no Natal e no dia de ano novo e o aumento do número de trocas. Como já dissemos, segue uma grande insatisfação com relação à impossibilidade de alteração de horário para compromissos pessoais. Houve uma equipa-ração ao que já é praticado nas demais empresas desde 2006.

No acordo coletivo as alterações apontaram também para uma equiparação: o ganho acima do INPC, o auxílio creche, auxílio excepcional e a licença maternidade estendida ficaram iguais a prática nas demais empresas. Porém ainda há pontos a equiparar. A única diferença positiva do acordo da LANXESS PBR é o auxílio odontológico, que não foi reajustado e a empresa diz abertamente que pretende acabar.

Nesta negociação fizemos veemente defesa do acordo por um ano na perspectiva de ida ao acordo geral. Mas não fomos inflexíveis, tivemos coragem de assumir na mesa de negociação a possibilidade de manter um acordo em separado e queríamos ouvir da empresa que é possível ir ao acordo geral. A LANXESS manteve a sua visão restrita da questão. No entanto, as propostas apontaram para a equiparação de práticas das demais empresas ainda que no caso do auxílio creche represente uma perda.

Contratações importantes

A LANXESS contratou neste começo de dezembro mais treze trabalhadores na área de manutenção. Somados aos da área operacional, engenharia entre outros em que já havia contratado anteriormente, nota-se uma grande renovação e aumento no quadro. Em números aproximados seu efetivo aumentou em 25%.

A contratação de trabalhadores diretos na manutenção demonstra uma alteração importante na visão da empresa nesta área. Entendemos que há outros setores, ainda terceirizados, onde a empresa deveria contratar diretamente. Entendimento neste sentido foi manifestado inclusive pela SRTE quando vistoriou a área da empresa recentemente.

Aos novos companheiros e companheiras contratadas nossas boas vindas. E no momento em que discutimos nosso acordo coletivo, que tem papel fundamental na qualidade das nossas vidas, lembramos que somente com um sindicato forte e representativo avançaremos para novas conquistas.