> ACIDENTE QUÍMICO AMPLIADO NA BRASKEM: SEGUNDA REUNIÃO NA SRTE | Sindipolo

ACIDENTE QUÍMICO AMPLIADO NA BRASKEM: SEGUNDA REUNIÃO NA SRTE

Na reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), ocorrida dia 29/3, além dos representantes da instituição, estiveram presentes a Secretaria de Saúde do Estado, com técnicos da saúde do trabalhador, o Sindipolo, o Sindiconstrupolo, o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e o Sindiágua, que representa os trabalhadores do SITEL, além da Braskem.

A proposta de pauta para esta reunião era sobre as respostas da empresa a questionamentos feitos pelas representações dos trabalhadores na reunião anterior, pois nesta não estavam presentes o corpo técnico das áreas de saúde e segurança.

Parcialmente contemplado

O item proposto foi respondido pela Braskem, mas contemplou somente parcial-mente os trabalhadores, tendo em vista o entendimento que muitos trabalhadores que foram expostos, não foram monitorados, além dos resultados dos exames que, segundo a empresa, apresentaram resultados ditos normais, mas que ainda não haviam sido entregues.

Ainda sobre a saúde, houve, por parte da representação dos trabalhadores da CEGELEC, a queixa de exames periódicos com alterações (provas hepáticas), tendo a Braskem se comprometido a averiguar e dar retorno.

Esta foi a terceira reunião convocada pela SRTE, que está em trabalho de fiscalização sobre o grave acidente. Foi solicitado à empresa, um novo rol de documentos para serem entregues até o dia 11/4.

Como este é um fórum privilegiado, e os trabalha-dores têm uma demanda re-primida muito grande, a reunião perpassou as discussões sobre saúde e segurança, avançando para temas que compõem a gestão da Braskem como um todo. Foi um bom momento, que poderá servir para uma boa reflexão por parte da empresa, tendo em vista os inúmeros desacertos acontecidos, antes, durante e depois do grave acidente.

Uma nova reunião está marcada para 12/4, quando a empresa, além das respostas aos questionamentos dos trabalhadores, deverá fazer uma apresentação, a mesma feita na Comissão de Certificação de SPIE, no RJ.