> ACIDENTE NA ÁREA DE AROMÁTICOS DIA 21 | Sindipolo

ACIDENTE NA ÁREA DE AROMÁTICOS DIA 21

PUBLICADO:

No último dia 21, cerca de 16h30, foi solicitado para manutenção/Sulzer (caldeiraria) a limpeza dos filtros 02 FL 14, na Área 02 de Aromáticos. Dois caldeireiros foram executar o ser-viço, que iniciou em um turno e continuou no outro. Foram feitos os bloqueios e, após, a liberação da Permissão de Trabalho (PT).

Foi bloqueado o Filtro  B, e na hora da realização do trabalho foi aberto o Filtro A, que estava em operação. Com isto os caldeireiros e o operador tiveram contato com o solvente DMF (Dimetilformamida) e Hidrocarbonetos.

O vazamento só foi estancando com a parada da área, pois a pressão e a quantidade de produto não permitia.

Houve a necessidade de atuação do PCEM e da Brigada de Emergência e foi realizado um isolamento da área onde havia a nuvem de DMF com Hidrocarboneto. Ainda não é conhecida a quantidade de produto que vazou, mas havia presença de butadieno na ocorrência, que resultou na evacuação parcial das áreas.

Os trabalhadores envolvidos na ocorrência, tanto manutenção quanto operação e segurança, foram encaminhados para o setor médico, onde realizaram coleta de material para monitoramento toxicológico.

 

REUNIÕES

No dia 22/01, o SINDIPOLO e Sindiconstrupolo estiveram reunidos com a Sulzer. A questão foi também tratada em reunião extraordinária da CIPA/UNIB, dia 23. A CIPA da Sulzer também ficou de fazer reunião extraordinária para tratar o tema.

Além da necessidade de analisar esta ocorrência, foi importante o imediato atendimento as vítimas, com o monitoramento toxicológico. Agora deve ser emitida as CAT e ser mantido o acompanhamento dos trabalhadores envolvidos.

111111111111