> ACIDENTE GRAVE, COM INCÊNDIO, NA BRASKEM PP2-PE5 | Sindipolo

ACIDENTE GRAVE, COM INCÊNDIO, NA BRASKEM PP2-PE5

PUBLICADO:

Na madrugada do dia 30, ocorreu um incêndio na PP2/PE5 (IPQ), na Slarry, unidade de refrigeração MADEF da Planta II da PE5. O incêndio, ao que tudo indica, foi em função do vazamento de Hexano pelo  selo da bomba do TAG-566. Esta bomba operava já há algum tempo com vazamento no selo, pois a outra bomba que cumpriria a mesma função estava em manutenção.

O incêndio iniciou por volta das 3h30, e até às 9h30 o fogo, embora controlado, continuava. Só foi totalmente controlado cerca de 10h.

Durante a ocorrência, havia grande preocupação dos trabalhadores quanto a expansão do fogo para outras unidades que estavam em operação. O local do incêndio era entre as plantas 2 e 3 da PE5, que só foram paradas as 6h da manhã.

Às 4h17 foi acionada o PAM, solicitadas roupas PAs e diesel para as bombas de incêndio. O Comitê de Crise também foi acionado.

Para ajudar a combater a emergência, foram enviados dois brigadistas da UNIB e outros dois da REFAP. Os bombeiros também foram acionados. O acidente não resultou em vítimas.

Durante a ocorrência foram identificados vários problemas. Os brigadistas da PP2-PE5 tiveram dificuldades em combater o incêndio, pois o sistema de AF (água de fogo), que tinha pressão suficiente para o combate. Foi usada água de resfriamento de processo para apagar o fogo. Também faltou óleo diesel para as bombas de incêndio, que foi solicitado para a UNIB.

O pessoal da manutenção, que chegou para trabalhar no dia 1º, não pode entrar na fábrica, e teve que aguardar no lado de fora dos portões. O mesmo ocorreu na PP1.

Avisos não faltaram

Os trabalhadores terceirizados, através do SINDICONS-TRUPOLO, já tinham chamado a atenção para os pequenos e médios acidentes que vêm acontecendo na PP2-PE5. Até que se chegou a este, de grande proporção.