> A IMPORTÂNCIA DAS NOSSAS CIPAS | Sindipolo

A IMPORTÂNCIA DAS NOSSAS CIPAS

Pela pouca importância dispensada por muitas empresas, e até pelos próprios trabalha-dores, que são levados a colocar a CIPA  num patamar secundário, é que algumas comissões podem se tornar meras cumpridoras da parte burocrática da legislação. Não poderia ser assim, pois sua importância precisa ser considerada por todos.

A CIPA, ou outras denominações que essa já teve, é uma criação e instrução da OIT no ano de 1921. Foi originalmente criada como comitê de segurança para as empresas com 25 trabalhadores ou mais. No Brasil, o Decreto-Lei nº 7.036, de 10 de novembro de 1944, nos colocou no caminho da prevenção e da higiene do trabalho.

As considerações que todos devem à CIPA, que completa 70 anos no próximo mês de novembro, precisam ser melhor implementadas por trabalha-dores e empresas de alguns segmentos, objetivando seu pleno funcionamento.

A CIPA não se resume aos cipeiros eleitos ou indicados. É muito mais, pois esses devem, na sua representação oficial, encaminhar as diversas demandas referentes à busca de um meio ambiente de trabalho saudável e seguro dos diversos setores.

É preciso que cada trabalhador se enxergue como propulsor de melhorias, repassando, para os representantes oficiais, seus anseios de prevenção dos riscos existentes.

Aos cipeiros eleitos ou indicados, cabe o cumprimento das atribuições que estão detalhadas na Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5). Precisam recepcionar as diversas demandas e dialogar de forma positiva com todos os setores da empresa.

Todos os trabalhadores das contratantes ou contratadas buscam e têm direito a um meio ambiente de trabalho saudável e seguro. Para que isso ocorra, é preciso também uma forte inteiração com o SESMET da empresa. Este tem a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade dos trabalhadores.

A CIPA é obrigatória, mas muito mais que isso, precisa, efetivamente, ocupar o lugar de destaque que merece. Reflita: será que você dá a devida importância à sua CIPA?