8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 8 de março, estaremos celebrando o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. A origem da data está relacionada as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada na I Guerra Mundial, no movimento de mulheres que ficou conhecido como “pão e paz” e marcaram o início da Revolução de 1917 na Rússia. Nos EUA e Europa também era defendida a ideia de celebrar um dia da mulher a partir das lutas por melhores condições de vida e de trabalho e pelo direito do voto.

Hoje, muitas instituições e empresas, na tentativa de desconstituir a luta das mulheres, dão a data um caráter festivo e comercial. Não há interesse em resgatar a luta das mulheres e os movimentos de resistência construídos ao longo de mais de 96 anos.

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER adotado pelas Nações Unidas em dezembro de 1977, é um importante momento de reflexão, onde temos que debater a situação da mulher numa sociedade onde elas ainda são discriminadas em salários, cargos e direitos e onde há muito poucas nos espaços de decisão. Uma situação que precisa ainda muita luta para mudar na direção da igualdade de oportunidade e de salário.