> 75% da categoria rejeita os 7,7% e aprova 10% de reajuste | Sindipolo

75% da categoria rejeita os 7,7% e aprova 10% de reajuste

Nas assembléia realizadas semana passada, os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada de reajuste salarial de 7,7%. Mesmo com o “cerco” das empresas de que era a proposta final e que a categoria devia ir para as assembléias e aprovar este percentual, mais de 75% dos cerca de 850 participantes das assembléias rejeitaram a proposta. Também aprovaram uma contra-proposta de 10% de reajuste salarial, mais R$ 1.100,00 de auxílio-educação por semestre/núcleo familiar e licença-maternidade de seis meses.

O resultado das assembléias foi passado às empresas em reunião na segunda-feira, 22. Elas, imediatamente, rejeitaram a nossa contra-proposta de 10%, auxílio-educação e licença-maternidade e reiteraram seus 7,7%.

A posição das assembléias demonstra de forma clara e inequívoca, o entendimento da categoria de que a proposta das empresas tem que melhorar. A economia está crescendo, onde o setor petroquímico deve crescer mais de 10% e esta proposta está abaixo do que outras categorias com DB setembro conquistaram neste semestre. Entre elas os bancários, que fecharam com um reajuste de 7,5% e foi o menor da DB setembro. Se considerarmos a inflação de setembro de 4,29% (INPC) e outubro (4,68%), estes 7,5% seriam 8,2% em outubro. Indo um pouco além, com os 9,36% que os petroleiros conquistaram em setembro, seriam para nós com DB outubro, 10,2%.

Divisão e achatamento salarial

Pelo que as empresas apresentaram os salários acima de R$ 6.278,00 terão reajuste só de 4,29%. Isto é discriminatório, divide a categoria e não podemos aceitar. Também é evidente  a intenção de achatar os salários e ter ganhos com a folha, com as demissões que vem acontecendo e as novas contratações com salários cada vez mais baixos.

As empresas insinuam impasse na negociação. Isto não existe. Vamos nos mobilizar como já vem sendo feito na Bahia e garantir as condições necessárias para a conquista de avanços no que foi apresentado.