> 72º REUNIÃO DA CNPBZ | Sindipolo

72º REUNIÃO DA CNPBZ

No dia 30 de novembro em Brasília, substituindo o dia onde efetuamos visitas técnicas, reúnem-se as bancadas de Trabalhadores e Governo na CNPBz para um importante encontro nacional. Trata-se do Encontro Nacional dos GTB, que temos organizado bianualmente para congregar os grupos que tratam do tema Benzeno dentro das empresas ca­dastradas no MTE em todo o país.

Nosso objetivo é a troca de experiências que apresentem boas práticas e até desconformidades quanto ao cum­primento do Acordo que vigora há 21 anos. É importante ressaltar que não existe uma uniformidade de práticas, que possam ser consideradas cumpri­mento total do acordado em 1995.

Nossas experiências apontam para retrocessos e conduções por parte de em­presas, que teimam em interpretar o acor­dado conforme suas expectativas econô­micas deixando de lado os aspectos que consideramos como fundamentais para um meio ambiente do trabalho mais har­mônico quanto a salubridade que precisa­mos por estarmos expostos a um produto comprovadamente cancerígeno.

O encontro que vai ocupar todo o dia 30 de novembro inicia com uma pa­lestra da Dra Leiliane Andre Coelho da UFMG, que vai falar sobre o tema Ben­zeno dando ênfase ao Indicador Biológi­co de Exposição (IBE), importante exame exigido semestralmente e em momen­tos de acidentes com exposições agudas ao cancerígeno. Depois da palestra e in­teração dos participantes vamos iniciar as exposições dos GTB inscritos de todo o país, que vai se estender também na tarde do dia 1 de Dezembro. Nessa data nossa intenção é fazer um fechamento do encontro que possa subsidiar a ban­cada de representação oficial dos traba­lhadores na CNPBz. Como temos afirma­do, a bancada dos empregadores não participa deste evento porque não quer, e até mesmo porque alguns segmentos temem se expor a confrontação de al­gumas de suas desconformidades.

PROGRAMAÇÃO DA REUNIÃO

Dia 1 dezembro na parte da manhã reunião das bancadas oficias com suas respectivas representações. Na parte da tarde teremos o início da reunião ordinária dos representantes oficiais na Co­missão e para os trabalhadores presen­tes segue o Encontro dos GTB.

No dia 2 dezembro na parte da ma­nhã segue a reunião ordinária oficial e para os demais trabalhadores presentes teremos apresentações do Anexo 2 da NR9 que trata da exposição ao Benzeno nos Postos Revendedores de Combustíveis. É bom salientar que esse Anexo contempla parte do que é devido a estes trabalhadores também expostos ao Ben­zeno, tão desassistidos nestes 21 anos do acordo. Na parte da tarde teremos a reunião Plenária que reúne as bancadas dos Trabalhadores e Governo, e que trata de temas ligados as Comissões Estaduais.

PAUTA DA

REUNIÃO ORDINÁRIA

Aprovação da Ata das 70º e 71º Reu­niões Ordinárias

Relato sobre o enconto dos GTB

Legislação sobre Benzeno – propostas das bancadas para futuras discussões

Reuniões da CNPBz em 2017

NR 9 , Anexo 2 rediscutir o item 12.1.1 (considerando a 4º edição da publicação da Fundacentro) – Programa de Prote­ção Respiratória.

Assuntos Gerais.

Referente à pauta temos a destacar o item 3, que vai propor uma rediscus­são de pontos do acordo. Temos afirma­do, sempre, que não somos refratários a mudanças, desde que essas não nos remetam a retrocessos. Esta tem sido a vontade de alguns segmentos descum­pridores do acordo que se acham no direito de interpretá-lo como lhes con­vém. Em tempo de ataques do gover­no e Empresas a direitos fundamentais dos trabalhadores torna-se necessário o máximo cuidado quando da recepção de qualquer proposta. Os trabalhadores têm se organizado para buscar melho­rias nos meio ambientes de trabalho, não só por estarmos expostos a inten­sos riscos químicos e físicos, mas tam­bém por entendermos que as gestões praticadas não atendem a “máxima” muito usada pelas empresas que diz que os “trabalhadores são o seu patri­mônio mais precioso”.