MAIS UM GRAVE ACIDENTE COM VÍTIMAS NA INNOVA

No último dia 09 maio de 2019, por volta das 18 horas, dois trabalhadores da empresa Thorga estavam executando um serviço de solda na Planta de Poliestireno da Innova quando foram vitimados por um acidente que lhes causou queimaduras graves e inalação de produto resultado do evento. Eles tiveram que ser encaminhados com urgência ao Hospital e um deles, que teve queimaduras de segundo grau nos braços, nádegas, pernas e face, ainda se encontra hospitalizado na unidade de queimados do HPS de Porto Alegre onde irá permanecer mais um período até seu quadro não representar mais nenhum risco á sua saúde.

PROBLEMAS RECORRENTES

A Planta ampliada de Estireno está com uma conversão alta em percentual na produção de “produtos pesados” que geram um resíduo de fundo de torre chamado de Tar de Estireno, o qual vem misturado com um produto cancerígeno que retarda o polímero chamado de “NSI”.

Este resíduo é estocado e queimado no forno da planta, mas atualmente sua produção está bem maior que o consumo e isto está sobrecarregando a capacidade de tancagem que não foi projetada para esse volume.

Para tentar minimizar esse problema, além dos equipamentos instalados para tancagem, a empresa decidiu utilizar também carretas para carregamento do resíduo, o que se trata apenas de solução paliativa e, além disso, resolveu queimar este resíduo também no forno da Planta de Poliestireno através de um arranjo com mangueira flexitálica, instalada no Pipe Rack da unidade de Poliestireno e interligada ao forno.

ACIDENTE

Em relação ao acidente, através de contato preliminar por telefone com a empresa, o que se tem de informações até o momento é de que ocorreu um vazamento em uma dessas mangueiras flexitálicas, acompanhado de flaxeamento que ocasionou um incêndio de grande porte com chamas na altura da chaminé do forno, necessitando inclusive de acionamento de canhões de água para combate á emergência.

A Innova informou também que a CIPA iria se reunir extraordinariamente para tratar do assunto em conjunto com a Thorga e seria emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ao Sindiconstrupolo até o final desta segunda-feira, dia 13.

O SINDIPOLO, além do contato telefônico com a empresa, enviou comunicado por e-mail, com cópia para o Sindiconstrupolo e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-RS) e protocolou documento solicitando uma reunião urgente com a Innova, com a participação dos dois sindicatos (Sindipolo e Sindiconstrupolo). Na segunda (13), a empresa confirmou a reunião para o próximo dia 17 de maio, sexta-feira.

É importante lembrar que o SINDIPOLO já esteve em outras ocasiões reunido com a gestão da Innova para tratar de diversos temas tais como Banco de Horas, Plano de Saúde, PLR, Assédio Moral e, principalmente, acidentes e emergências operacionais que são “escondidas” e sub-notificadas, inclusive com retaliação aos trabalhadores em caso de divulgação.