ACORDOS QUE SERÃO NEGOCIADOS EM 2019

O SINDIPOLO tem oito Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) com as empresas do Polo. Destes, sete tem vigência de dois anos, e um, que é o ACT dos trabalhadores da PLASC Embalagens, com vigência de um ano e data-base (DB) outubro.

Em 2019, teremos a negociação do Acordo de Turno dos trabalhadores da Arlanxeo HPE, Innova e Braskem, com DB em em 2 de maio de 2019.  Já com a Oxiteno, haverá a negociação do Acordo de Turno, com data-base em 1º de agosto. Temos ainda com a Braskem, a negociação do Acordo do Prêmio de Férias e do Acordo de Controle da Jornada de Trabalho e da Hora Extra da Passagem de Turno (Extraturno), em 1º de setembro. E, para encerrar, o Acordo Coletivo Geral de Trabalho com a PLASC Embalagens, em 1º de outubro.

Lembramos ainda que, os Acordos Gerais, tanto da Braskem, Innova e Oxiteno, como da Arlanxeo, com data-base em 1º de outubro e 1º de setembro, respectivamente, terão suas cláusulas econômicas negociadas durante esse ano.

Nos próximos dias vamos iniciar as tratativas sobre o Acordo de Turno dos trabalhadores da Arlanxeo HPE, Braskem e Innova, que tem vigência até dia 1º de maio de 2019.

Como tem sido em praticamente todas as renovações de Acordo, as negociações exigirão um forte engajamento e participação efetiva dos trabalhadores no processo, a começar pelas assembleias de aprovação das pautas.