REUNIÃO COM A INNOVA TRATA DE “PLANO DE BENEFÍCIOS”

No dia 28 de janeiro, tivemos reunião solicitada pela empresa e nesta foi apresentado o que ela considerou como seu Plano de Benefícios para os trabalhadores no próximo período.

Na reunião, a Innova apresentou alterações no Plano de Saúde, que continua sendo pela UNIMED; mudanças no plano odontológico, que sai da UNIODONTO e vai para a SULAMÉRICA, com atuação em nível nacional o que, segundo ela, teve ainda uma redução do custo por vida de R$ 6,23 para R$ 1,19. Segundo a Innova, tanto o atual Plano de Saúde, como o novo plano Odontológico, são melhores que os anteriores. A empresa também comentou sobre o seguro de vida administrado pela Zurique.

Citou que o custo da alimentação por trabalhador do ADM é de R$ 1,00 por mês; destacou que o transporte prestado aos trabalhadores de turno e do ADM continua com a Turisilva, com veículos com ar condicionado. Frisou, entre os benefícios, o auxílio creche com reembolso de 100% até o sexto mês do filho e, a partir do sexto mês até o 48º mês, no valor de R$ 780,00; e auxílio por filho com deficiência de R$ 975,00; e o auxílio-educação de R$ 603,00 por semestre para cursos que tenham vinculação com as atividades ou cargos ocupados na empresa.

Informou, ainda, que cumprirá nove folgas previstas para o pessoal do ADM, considerando que, com o seu banco de horas, os trabalhadores terão condições de tirarem mais folgas.

A empresa informou ao Sindicato as questões acima e comunicou, que nos próximos dias, estaria passando estas questões, que ela considera como seu Plano de Benefícios, aos trabalhadores.

Sobre vários dos itens que a empresa apresentou, há muito o que questionar. Entre os pontos estão: algumas questões relativas ao Plano de Saúde; limite de somente nove folgas compensadas por ano; e, o principal, considerar que seu impositivo “plano” de contratos individuais para banco de horas, dá condições de aumentar o número de folgas compensadas.

Na reunião, ouvimos atentamente o que a empresa apresentou, mas sem dúvida, além de algumas questões que citamos acima, outras são possíveis de serem questionadas. Resta, daqui para frente, a partir do citado Plano de Benefícios apresentado pela Innova, que os trabalhadores constatem na prática com o decorrer do tempo, o nível de atendimento às suas necessidades, principalmente, considerando àqueles casos em que já, de antemão, já representam perdas para os trabalhadores.

INFORMAÇÕES AO SINDICATO

Mesmo considerando as nossas observações sobre o que a empresa apresentou, solicitamos aos trabalhadores da Innova, que informem ao Sindicato, através dos dirigentes sindicais nas fábricas ou à própria entidade, sobre o padrão de atendimento do Plano de Benefícios da Innova, para que possamos tomar medidas quanto ao que não atender a expectativa dos trabalhadores.