AUDITORIA DE RENOVAÇÃO DO SPIE INNOVA-RS

Na Auditoria de Renovação, é importante informar que o IBP buscou evidências principalmente através das análises das informações preliminares que o SPIE forneceu antes da Auditoria e dos requisitos das listas de verificações das instalações, dos efetivos, área operacional e documentação técnica. Nesta Auditoria foram 1.249 itens controlados, com uma amostragem de 32 itens. Portanto, as entrevistas com os representantes dos trabalhadores e com a CIPA contribuem para informar ao IBP algumas das preocupações mais relevantes que os trabalhadores vêm testemunhando ao longo do último período, após a última auditoria.

O parecer dos auditores foi favorável à Renovação do Certificado e enviarão o relatório para a avaliação da Comissão de Certificação (ComCer) que será responsável pela emissão de relatório final. Apesar do resultado, foram apontados alguns desvios que geraram sete Observações, três Preocupações e quatro Não Conformidades. Entre os itens que foram relatados pelo IBP, podemos destacar alguns deles que, inclusive, haviam sido informados na entrevista com o Sindicato:

Solicitada a recontratação, ainda este ano, de mais um Profissional Habilitado (PH);

Necessidade de adequação, ainda este ano, na grade de treinamentos dos Técnicos de Inspeção;

Planejamento para conclusão do Plano de Tubulações impreterivelmente até o ano de 2021;

Com relação a manutenção e inspeção de válvulas de segurança que são executadas fora da empresa, sugestão de que ao menos se adquira uma bancada de teste própria para verificação e calibração das válvulas, antes da instalação na área;

O desconforto térmico na área de Acabamento ocasiona um ambiente penoso aos trabalhadores, inclusive aos que necessitam realizar manutenção naquela unidade;

Na parte da Moagem de Borracha da Planta de Poliestireno foi confirmado o que havia sido informado na entrevista quanto a presença de estireno na região do topo onde o operador periodicamente vai inspecionar a moega;

Solicitado que as Recomendações de Inspeção de prioridades 4 e 5 sejam readequadas para um tratamento que possibilite realmente a execução das mesmas nos prazos estabelecidos, pois muitas delas estão pendentes de execução provavelmente em função do setor de Manutenção também ter que atender as demais demandas, como as das novas unidades e das Paradas, criando uma execução mais corretiva que preventiva e consequente aumento de back log;

Na parte das tubulações, é necessário adequar a identificação de linhas e sinalização em algumas unidades, principalmente para ampliar a confiabilidade nas manobras operacionais; entre outros itens.

Os auditores consideram que, se o SPIE da Innova mantivesse um calendário de reuniões periódicas com o SINDIPOLO para tratar preliminarmente de algumas demandas trazidas pelos trabalhadores, bem como tivesse realizada a Auditoria Interna que normalmente precede a Auditoria Oficial, a quantidade de Observações (sete), Preocupações (três) e Não Conformidades (quatro) evidenciadas nesta Auditoria, teriam sido bem menores e talvez até nem ocorreriam pois teriam sido tratas antecipadamente e de forma adequada.

O SINDIPOLO reconhece os esforços e profissionalismo de todos os envolvidos direta ou indiretamente nesta renovação da Certificação do SPIE na Innova, que contribui para uma maior segurança das instalações e unidades circunvizinhas, do meio ambiente e, principalmente, dos trabalhadores que nelas atuam.
DEMANDA DOS

TRABALHADORES

Entre as respostas para alguns dos itens também mencionados, chamou a atenção quando a empresa, novamente respondeu ao IBP que em alguns casos, o Sindicato não tem conhecimento técnico para questionar algumas situações apresentadas.