ENCONTRO ESTADUAL DE GTBs 2018

No dia 13/12 ocorreu mais um Encontro Estadual dos Grupos de Trabalho do Benzeno (GTB’s). O Sindipolo sediou  esta importante atividade bianual que tratou dos riscos a exposição dos trabalhadores ao agente químico e carcinogênico BENZENO.

O Encontro foi organizado pela Comissão Estadual do Benzeno-RS (CEBz-RS), que tem formação tripartite pelas representações do governo, patrões e trabalhadores. Participaram mais de setenta pessoas, entre GTBistas, Cipeiros e SESMAT’s das empresas SGS, SULZER, PSV, São Carlos, ETM, Andritz, Thorga, Texian, Metroquality, Constueng, GPS, In-Haus, Manserv, NM Eng., Innova, Transpetro, Refap, Braskem. Além destes, também participaram várias entidades sindicais, aposentados, Sec. Estadual de Saúde, Ensp/Fiocruz, SEGUR/SRTb, SENAI, Fundacentro, psicólogos, enfermeiros, médicos, advogados.

Apresentações

Cada representação que compõem a CEBz-RS realizou uma apresentação envolvendo o tema. A bancada do Governo tratou através do Dr. Roberto Schellenberger sobre “O histórico das atividades da CEBz-RS e obrigações estabelecidas pelo Acordo Nacional do Benzeno para Trabalhadores e Empregadores”. A bancada Patronal palestrou sobre “O Benzeno na indústria do RGS” através do Eng. Paulo Lemos. E a bancada dos Trabalhadores, pelo ex-sindicalista do Sindipolo e da CUT, agora aposentado e ativista dos movimentos sociais, principalmente os ligados a saúde dos trabalhadores, Stênio Rodrigues, com o tema “A saúde dos Trabalhadores e o Acordo Nacional do Benzeno”.

GRUPOS DE TRABALHOS

As apresentações continuaram nas exposições dos GTB’s das empresas Braskem, Refap, Innova, SGS e Sulzer, socializando os avanços obtidos e transformados em boas práticas pelos trabalhadores, bem como suas dificuldades encontradas em alguns momentos de suas atividades e atuações como GTBistas junto a suas categorias e empresas. Houve um produtivo debate e esclarecimentos de dúvidas sobre algumas práticas apresentadas e também foi tratado sobre as responsabilidades da atuação dos GTBs, CIPAS, SESMATs, empresas, sindicatos, bem como a CEBz e a CNPBz.

Ganho pra Todos

Este foi mais um momento de GANHO COLETIVO em prol da saúde dos trabalhadores e um meio ambiente de trabalho menos insalubre. As empresas ganham financeiramente e na satisfação dos trabalhadores quando investem na saúde de seus empregados. Os governantes ganham quanto aos recursos públicos melhores aplicados quando a saúde da grande massa de trabalhadores é preventivamente cuidada na fonte de origem de possíveis contaminações. Os trabalhadores ganham com a preservação de suas saúdes, de suas vidas e por avançarem em um ambiente menos insalubre ao cancerígeno Benzeno. Categoria como frentistas de postos de gasolina e os motoristas de transportadoras têm suas saúdes preservadas. A sociedade toda ganha quando as famílias que moram próximo aos postos de combustíveis e terminais de distribuição de produtos químicos e indústrias ficam menos expostos aos vapores e gases do Benzeno e outros agentes químicos. A sociedade quando se organiza avança em sua civilidade, o que traz um bem comum a todos!