CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA DE 0,25% DO SALÁRIO BÁSICO

Nas assembleias realizadas entre os dias 3 e 6/12, onde foi aprovada a proposta de Acordo Coletivo 2018/2020, também foi aprovada uma contribuição espontânea para o Sindicato no valor de 0,25% (zero vírgula vinte e cinco por cento) mensal do salário básico, a partir de janeiro/2019 durante a vigência do Acordo (1º/10/2018 a 30/09/2020).

A contribuição por trabalhador representa um valor não muito expressivo. Mas para o Sindicato, especialmente agora que não há mais a contribuição/imposto sindical, ela se torna fundamental para manter o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sindicato.

A “antiga” contribuição/imposto sindical, era obrigatória e correspondia a um dia de serviço do trabalhador, descontado no mês de março, sendo que 60% do valor ficava para o Sindicato. A diferença, agora, é que a contribuição foi decidida pelos trabalhadores, que aprovaram e mesmo quem não concordar com a contribuição, poderá se manifestar contra o desconto. Já Veja, no exemplo, o que representa esta contribuição para cada trabalhador: Na hipótese de um SALÁRIO BÁSICO de R$ 1.000,00 os 0,25% da contribução correspondem a R$ 2,50  (dois reais e cinquenta centavos) por mês.

Lembramos, ainda, que mesmo a contribuição tendo sido aprovada por praticamente unanimidade dos participantes nas assembleias, o trabalhador que eventualmente não concordar com o desconto, poderá enviar carta às empresas, desautorizando o desconto do valor em folha de pagamento, no período de 12 de dezembro de 2018 a 02 de janeiro de 2019. As cartas para as empresas, para o não desconto da contribuição, devem ser escritas de próprio punho.