INNOVAR, MAS COM SEGURANÇA

PUBLICADO:

Toda a empresa, em um projeto de uma nova planta petroquímica, deve assegurar aos trabalhadores as condições de segurança e de saúde em todos os aspectos do seu trabalho e por isso tem que adotar técnicas como o Hazop, Análises Preliminares de Risco e boas práticas na integração entre as gestões nas instalações a fim de identificar potenciais e/ou problemas de operacionalidade.

Infelizmente na Innova estas condições de segurança não estão sendo tratadas com o cuidado e atenção que merece porque há uma hegemonia na gestão que não prioriza a Innova como uma organização.

Associado a isto, está o baixo efetivo, a falta de treinamento, a baixa senioridade e a precarização de benefícios como a Plr, o fim da meritocracia e do plano cargos e salários.

Planta de Poliestireno Expandido (EPS) – as medidas de salvaguardas de segurança ainda estão insuficientes apesar das notificações nas visitas da SRTE.

Planta de PHX (Polímero GPPS) – problemas de projeto, falta de boas práticas, sistema de telemetria insuficiente, leituras de variáveis de processo na área com acesso por andaimes, sem indicadores de níveis dos devolatizadores e etc. Além disso, os agitadores, reatores e as bombas não possuem líquido de selagem. Sem contar o forno que provém carga térmica ao processo que já teve o projeto revisado porque foi subdimensionado.

Planta de Poliestireno (Moagem Borracha) – Na modificação da área de moagem de borracha a moega foi redirecionado para o topo dos vasos dissolutores de borracha como boa prática. Porém, precisa ser reavaliada, porque está dificultando o reprocesso do moído que engruma e polimeriza e também dependendo dos fardos de borracha a moega trava. Nestes casos o operador necessita ir seguidamente ao topo do vaso para verificar a moagem e acaba se contaminando com vapores de estireno   porque a moagem é feita com a válvula (ROV) de topo toda aberta para atmosfera.

Os Trabalhadores esperam que as medidas de salvaguardas de segurança, saúde, meio ambiente, efetivo, senioridade e treinamento sejam revistas.

 




DESENVOLVIMENTO BY
KOD