AUDITORIA SPIE NA BRASKEM PP2 – PE 5

No período de 06 a 11 de novembro ocorrerá, na Braskem PP2 – PE5, a Auditoria de Manutenção 1 do SPIE, realizada pelo IBP. O SINDIPOLO irá participar das reuniões de abertura e fechamento, da entrevista com os auditores e terá um Dirigente Sindical como observador durante a auditoria.

É importante que os trabalhadores informem ao SINDIPOLO algum tema que deva ser abordado na entrevista com os auditores do IBP, independente de já estar sendo tratado ou não com o SPIE Braskem.

É o caso, por exemplo, do Vazamento de Nitrogênio que ocorreu na madrugada do dia 18 de setembro na Unidade PE5, quando voltamos a alertar também para o baixo efetivo de trabalhadores diretos nas atividades de manutenção, principalmente as que estão diretamente ligadas às intervenções operacionais e que seguimos insistindo que alguns procedimentos realmente deverão ser revistos.

Situações de acidentes ou de incidentes não relatadas oficialmente e deixando de ser tratadas de forma objetiva, vão formando a base da pirâmide geradora de um acidente ampliado. Portanto é importante que ocorra a participação conjunta de todos os setores da empresa com sindicato e entidades como o IBP, na busca de ações que, de fato, priorizem a condição de segurança na execução das atividades de todos os trabalhadores e proteção do meio ambiente e não somente visando a redução de custos para a empresa.