ASSEMBLEIAS APROVARAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES LEIA A PAUTA

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO NA QUARTA-FEIRA, DIA 19/09

A primeira reunião de negociação para a DB Outubro (Innova, Oxiteno e Braskem) será na quarta-feira, dia 19 de setembro. Nesta será apresentada às empresas a pauta unificada de reivindicações, aprovada pela categoria em assembleias realizadas entre os dias 27 e 29 de agosto, e já entregue ao Sindiquim.

REUNIÃO COM A ARLANXEO

Está marcada para o dia 25 de setembro, reunião com a Arlanxeo (DB Setembro), para apresentação da pauta de reivindicações. Neste caso também será tratado todo o Acordo Coletivo com vigência 2018/2020.

Reiteramos que estamos tratando de todo o Acordo Coletivo, ou seja, tanto as cláusulas econômicas como sociais, que têm entre os principais itens, de um total de 64 cláusulas, o reajuste salarial pelo INPC + 5% de reposição do custo de vida da categoria; reajuste dos auxílios creche; filhos com necessidades especiais, OMO (Arlanxeo) e educação, por núcleo familiar, considerando o mesmo valor para as demais empresas do que é praticado para os trabalhadores da Braskem.

Além destas questões, também serão tratadas nesta negociação outros itens como a não discriminação por gênero e o ostensivo combate ao ASSÉDIO MORAL. Este tema é fundamental e precisa ser tratado com muita seriedade pelas empresas, especialmente frente a intensificação da prática em diversas empresas ou unidades, em maior ou menor grau.

Veja os principais itens que compõem a pauta de reivindicações, disponível também no site do Sindicato (www.sindipolo.org.br).

PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL

Assim como tem sido em todas as negociações, a unidade e a participação da categoria é fundamental e indispensável, pois é o que assegura o respaldo ao Sindicato na mesa de negociação. Esta unidade pode fazer a diferença no que as empresas apresentam como propostas. Temos que garantir não só a manutenção de todas conquistas dos atuais Acordos, mas também buscar um reajuste salarial que reponha as perdas do último período, recomponha o custo de vida da categoria e assegure vários outros avanços.

TÓPICOS DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Manutenção das conquistas do atual Acordo Coletivo para todos trabalhadores;

Reajuste salarial sem escalonamento pelo INPC (3,64% DB SETEMBRO) + 5% de reposição do custo de vida da categoria;

Mesmo reajuste dos salários para os auxílios creche,   filhos com necessidades especiais, OMO (Arlanxeo e educação para os trabalhadores, conforme

recebem os da Braskem;
Unificação do abono de férias de um salário + 1/3 de lei;

Seguro aposentando de 60 meses;

Pagamento de todas as HE e multa nos casos de não pagamento;
Homologações das rescisões no SINDIPOLO;

Melhorias na saúde, segurança e meio ambiente (SSMA);

Download PDF Unknown