INOPORTUNA “INOVAÇÃO” NO TREINAMENTO DE SEGURANÇA DA INNOVA

No dia 6 de abril, a Innova realizou treinamento de com­bate a incêndio com dez trabalhadores de turno. Normal­mente quando tem estes treinamentos, um grupo de turno chega na empresa às 12h e assume o trabalho de quem en­trou às 8h. O grupo que iniciou o turno às 8h, interrompe sua jornada de trabalho, para participar do treinamento.

Porém, desta vez, alguém resolveu “inovar” o sistema de treinamento e definiu que os turneiros que entraram às 12h, fossem para o treinamento até às 16h e, no final des­te, iniciassem sua jornada de trabalho até a meia noite. O pessoal não gostou dessa “inovação”, pois imagine depois dos treinamentos, que são feitos em condições quase real, incluindo espaços confinados, ou seja, situações complexas, cansativas e desgastantes, o trabalhador ter que enfrentar mais uma jornada de serviço de 8 horas. Na condição ante­rior o pessoal saia às 12h, realizava o treinamento e retorna­va para casa descansar.

Frente a isso, o SINDIPOLO ainda na noite de quinta-fei­ra (5), assim que tomou conhecimento da mudança, entrou em contato com a Innova, para saber a razão desta inopor­tuna “inovação”, solicitando à empresa que cancelasse a nova sistemática e continuasse com a prática anterior, já no treinamento do dia 6.

Segundo a empresa, seria difícil mudar o treinamento, pois já estava “em cima da hora”, mas ficou de avaliar esta questão para os próximos treinamentos.