Na semana passada, o SINDIPOLO realizou conversa com os trabalhadores de turno, quando foi dado um relato da atual situação em que se encontra a campanha salarial. Os diálogos com dois grupos de turno, assim como já havia sido realizado com os trabalhadores do ADM, objetivam buscar formas de retomar a negociação com as empresas, que, de forma unilateral, colocaram na folha de pagamento os reajustes salariais pelo INPC de 1,73% (DB Setembro) e 1,63% (DB Outubro), índices rejeitados pela categoria.
Nos encontros tem ficado claro que, aos trabalhadores, não interessa manter o Acordo em aberto. Também reafirmaram a última contraproposta aprovada pela categoria de INPC + 2% de aumento real, sem escalonamento, para salário e auxílios.
Neste sentido, o Sindicato continua buscando a retomada da negociação com as empresas, de forma que seja respeitada a decisão dos trabalhadores de buscar avanços para
o fechamento da negociação.
CAMPANHA SALARIAL NA ARLANXEO
Apesar de ter sido previsto reunião com a Arlanxeo para este mês, até o momento não há reunião agendada e seguramente não será esta semana. Em Duque de Caxias (RJ) e Cabo de Santo Agostinho (PE), onde a proposta da empresa também foi rejeitada, da mesma forma, não há reunião marcada.
O SINDIPOLO ainda aguarda a resposta da empresa sobre a decisão das assembleias que ocorreram no início de dezembro de 2017. Nestas assembleias os trabalhadores da Arlanxeo TSR e HPE rejeitaram a proposta da empresa de reajuste pelo INPC (1,73%) e aprovaram nova proposta de reajuste pelo INPC + 2%.