EXTRATURNO: BRASKEM APRESENTOU 17 MINUTOS

Nos dias 14, 15 e 16 estaremos realizando assembleias (con­forme agenda abaixo) com os turneiros da Braskem para apreciar a proposta da empresa de 17 minutos a serem considerados como tempo de passagem de turno no Acordo de “Extraturno”

O Acordo de “Extraturno” é o que trata do Controle da Jor­nada por Exceção, onde uma das cláusulas se refere ao “Extra­turno” que é o tempo a ser considerado como Hora Extra (HE) na passagem de turno. Também será tratado da mudança da data-base deste acordo de, 2 de janeiro para 1º de setembro de cada ano. Ou seja, o acordo que vier a ser celebrado terá vigên­cia até 30 de agosto de 2019.

A proposta da Braskem de 17 minutos ocorreu depois que os turneiros haviam aceitado manter o tempo de “Extraturno” de 18 minutos. Quando levamos à empresa este resultado, ela reiterou sua proposta inicial de 16 minutos. Mas durante a se­mana passada recebemos da Braskem uma posição de admitir uma evolução dos 16 para 17 minutos, aceitar a mudança de DB do acordo de janeiro para setembro, zerar no acordo o período de janeiro até dezembro deste ano, garantir a vigência do mesmo até 30 de agosto de 2019 e manter as demais condições.

Na semana que vem faremos assembleias com os trabalha­dores do ADM, pois o acordo de controle da jornada por exceção diz respeito a todos os trabalhadores da Braskem.
AGENDA DAS ASSEMBLEIAS EXTRATURNO/BRASKEM

No Transbordo do Turno