BENZENO: 75° REUNIÃO DA CNPBZ

PUBLICADO:

Ocorreu, de 29/11 a 01/12, no RJ, a 75° Reu­nião da Comissão Nacio­nal Permanente do Ben­zeno. Neste Encontro estava agendada a realização da Vi­sita Técnica à Companhia Si­derúrgica Nacional (CSN) na cidade de Volta Redonda, mas a Bancada Patronal na Comissão, unilateralmente, cancelou a Visita.

Reunião das Bancadas

A Reunião Ordinária en­tre as representações das três Bancadas (Governo, Tra­balhadores e Patronal) deba­teu sobre as:

Alterações na Legislação sobre o Benzeno;

Acidentes ocorridos na USIMINAS e GERDAU com contaminação ambiental e exposição ocupacional ao Benzeno;

GET – Câncer relacionado ao trabalho;

Reavaliação do Anexo 2 da NR9, entre outras questões.

Representação dos Trabalhadores

As representações dos trabalhadores participaram das apresentações realizadas pela organização da CNPBz onde abordaram os temas:

  1. a) ” Trabalho em turnos, uso do tempo e qualidade de vida”, onde foi exposto so­bre a saúde física e mental dos trabalhadores em turno, suas alimentações, ritmos biológicos, hábitos e estilos de vidas, padrões sociais, es­tresse e outras variáveis que afetam os trabalhadores.
  2. b) válvulas e amostra­dores com baixo vazamento para o ambiente, diminuindo assim as Emissões Fugiti­vas presentes no nosso am­biente de trabalho.
  3. c) A terceira palestra foi ministrada pela assessoria jurídica do Sindipetro e Sin­diquimica DC/RJ, tratando sobre a Reforma Trabalhista e seus reflexos na saúde dos trabalhadores.

No final do Encontro, as Bancadas do Governo e dos Trabalhadores se reuniram (Bancada Patronal se recusa a participar deste fechamen­to do Encontro) e repassaram os demais participantes (GT­Bistas e sindicalistas) o relato da Reunião Ordinária. Fican­do agendado para 2018 três Encontros da CNPBz, sendo:

  • 11 a 13/04 – na Bahia com Visita Técnica na UNIGEL;
  • 29 a 31/08 – no RJ, com Vi­sita Técnica na CSN, e;
  • 07 a 11/09 em Brasília ou São Paulo (ainda a definir) com Encontro dos GTBs.

Também foram relatados os trabalhos da subcomissão que está tratando sobre as “Atribuições dos GTBs”. Co­municado sobre mais uma morte de um trabalhador (Transpetro) em decorrência do Benzeno no Litoral Pau­lista e as apresentações das Comissões Estaduais do Ben­zeno (CEBz).




DESENVOLVIMENTO BY
KOD