Auditoria SPIE da Unidade PE-6 da Braskem

Entre os dias 03 e 06/10 ocorreu a auditoria do SPIE da Unidade PE-6 da Braskem. Esta Auditoria foi a inicial em um processo de possível Certificação pela Comissão Tripartite de Certificação do SPIE (ComCer). A realização da auditoria foi feita pelo IBP, órgão credenciado pelo IN­METRO.

O SINDIPOLO e a CIPA fo­ram entrevistados pelo IBP. O Sindicato também teve um dirigente como observador que acompanhou os audito­res. A PE-6 foi credenciada à Certificação que deve ser fei­ta em nova auditoria do IBP no ano que vem.

Os trabalhos realizados pela equipe do SPIE, técnicos de inspeção e Ph (profissio­nais habilitados), são visíveis e profissionais. Nossa preo­cupação com alguns equipa­mentos, como tubulações, foi externada na entrevista, pois já foi objeto de fiscaliza­ção da SRTE.

Outra preocupação sem­pre presente nos depoimen­tos do Sindipolo aos audito­res é sobre a quantidade de técnicos e Ph da equipe de SPIE, pois este número está no limite do que descreve a Portaria do Inmetro. Defen­demos que tenha a contrata­ção de pelo menos mais um Técnico de Inspeção na PE-6, e que as Equipes de SPIE da PE-4 e PE-6 sejam distintas e que tenham suas organiza­ções físicas em cada área, as­sim evitando uma unificação dos SPIE, pois se mantendo as equipes separadas como estão hoje, as plantas terão maior cobertura da Equipe e com isso mais segurança ocorrerá nos equipamentos.

Como foi comentado por um determinado auditor certa vez, “o triângulo do tri­partidarismo da NR13/SPIE é equilátero”, e assim também entendemos que deva ser, pois com a Certificação do SPIE a Braskem economiza muitos recursos econômicos e em contrapartida, os tra­balhadores, devem ter um meio ambiente de trabalho mais seguro.

Ter mais profissionais nas Equipes do SPIE, serem respeitado os pareceres des­tes profissionais, não colocar o interesse econômico so­bre a necessidade do reparo de manutenção identificado pela Equipe, voltar a reali­zar reuniões periódicas da Equipe com o Sindipolo bem como outras questões le­vantadas pelo Sindicato, são formas de melhorar as con­dições de trabalho da Equipe do SPIE e de ampliar a todos os trabalhadores, diretos e terceirizados, a importância na segurança dos equipa­mentos e por consequência, na vida de todos.

O SPIE para o Sindi­polo é um EPC!