REUNIÃO DA COMISSÃO DO ESTADUAL DO BENZENO – CEBZ/RS

Semana passada, dia 27/07, o SIN­DIPOLO sediou mais uma reunião ordi­nária da Comissão Estadual do Benzeno/RS (CEBz). A formação da Comissão e fei­ta por três representações (bancadas), Governo, Patrões e Trabalhadores. Além destes, os GTBs, cipeiros e sindicalistas participam deste encontro.

REUNIÕES ANTERIORES

Nesta reunião foram consolidadas as Atas das duas reuniões anteriores re­alizadas no dia 30/03 na SRTE/RS e a do dia 04/05 na realização da visita técnica a CORSAN/SITEL no Polo Petroquímico. Foram também relatados os temas, pa­lestras e debates da reunião nacional na Comissão Nacional Permanente do Ben­zeno – CNPBz- ocorrida em 5, 6 e 7/07 em SP (Fundacentro) com visita na Refinaria da Petrobras (RPBC) no litoral Santista.

PROBLEMAS DE SAÚDE

Nestes últimos meses foi levado ao conhecimento e debatido na CEBz dois casos de trabalhadores com disfunção hematológica, que já vinham em analise das empresas. Estes tipos de ocorrências, também devem ser obrigatoriamente apresentados aos GTBs imediatamente a constatação, bem como qualquer aci­dente envolvendo o agente de risco ocu­pacional químico Benzeno. Nestes casos expostos, após procedimentos regrados pelo Acordo Nacional do Benzeno atra­vés da Portaria 776 / MTE, devem ser emitidas as respectivas CAT para assim levar um pouco de proteção médica e previdenciária a estes trabalhadores.

GTBISTAS

Nesta reunião estiveram presentes GTBistas das empresas Braskem, PSV, Sulzer, SGS, RIP, Thorga e CORSAN/SITEL além de outra de fora do Polo Petroquí­mico como REFAP/Petrobras. A impor­tância da participação ativa dos GTBistas nestes eventos levará mais segurança para dentro da fábricas e com isto me­nos exposição aos trabalhadores. Cada GTB deve relatar os debates as suas Ci­pas e demais trabalhadores bem como aplicar seus Planos de Ações nos cuida­dos com o Benzeno.
PRÓXIMAS ENCONTROS

Ficou agendada a visita técnica a REFAP (Petrobras) em Canoas para o dia 31/8. Nesta visita, além da pre­sença dos representantes na CEBz fica aberta a todos o GTBistas e Cipeiros que queiram participar. Este é um mo­mento de muita troca de conhecimen­to e boas práticas no trato preventivo contra a exposição ao Benzeno.

Outra visita a ser realizada em ou­tubro será em Rio Grande no novo siste­ma de tratamento de resíduos químicos – VCU, no Terminal da Braskem (TRG).

A próxima reunião da CEBz será no dia 28 de setembro, no Sindipetro-RS, em Porto Alegre.Em nível nacional, na CNPBz, o próximo Encontro será dos dias 29/11 a 01/12 e será no RJ com vi­sita a siderúrgica da CSN.