> 2011: SINDIPOLO comemora 30 anos | Sindipolo

2011: SINDIPOLO comemora 30 anos

Em 2011, o Sindipolo completa 30 anos. Criada em 21 de julho de 1981 (data da carta sindical), desde então a entidade vem marcando a luta dos trabalhadores petroquímicos.

A fundação do Sindicato surgiu da necessidade sentida pelos trabalha-dores nos anos 80,  quando da partida das plantas, de atuarem coletivamente, enquanto  classe na busca de seus interesses perante as empresas e o Estado.

Lutas e avanços

Marcar a passagem dos 30 anos do sindicato será importante para lembrar os embates que garantiram os direitos da categoria e para mostrar que estes não foram “benesses” das empresas. Foram resultado de muitas greves, demissões, enfrentamentos, mobilizações e unidade da categoria.

Diversas atividades

Para celebrar a data, estão sendo programadas diversas atividades. Entre elas, o Baile dos Petroquímicos, torneios esportivos, atividades culturais e outras. A primeira ação foi à criação e a participação dos trabalhadores na definição do selo come-morativo aos 30 anos. A peça será usada durante todo este ano em todos os materiais e impressos do Sindicado. Com o slogan “Você é parte desta história”, o Sindicato convida todos os trabalhadores a participarem deste momento e comemorarem, juntos, os 30 anos da sua entidade.