> 1º DE MAIO: Dia dos Trabalhadores | Sindipolo

1º DE MAIO: Dia dos Trabalhadores

PUBLICADO:

O Dia Mundial do Traba­lhador foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as con­dições de trabalho desuma­nas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 ho­ras diárias. Mas a repressão ao movimento foi dura: hou­ve prisões, feridos e até mes­mo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia

A DATA NO NO BRASIL

No Brasil a primeira ce­lebração da data ocorreu em Santos, em 1895, por inicia­tiva do Centro Socialista. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional.

A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos tra­balhadores, reside em manter todos os direitos constitucio­nais adquiridos e buscar mais avanços na direção de uma vida mais justa e digna.

ESTE ANO DATA É AINDA MAIS IMPORTANTE

Este ano, com a ameaça de aprovação do PL 4330, a data ganha ainda mais importância. O brutal ataque que a proposta representa para os direitos dos trabalhadores exige que no 1º de maio, os trabalhadores estejam nas ruas aos milhares, mos­trando sua posição contrária à proposta.




DESENVOLVIMENTO BY
KOD